Quantidade de Páginas visitadas

Aluna é Premiada em Concurso Literário da SEED

No dia 09/12/13 a Aluna Marcia Daniela Pianaro Valenga do 8º ano do Colégio Estadual Trajano Gracia, foi recepcionada  na Cerimônia de premiação, pelo Vice Governador e Secretário Estadual da Educação Flavio Arns. A aluna esteve acompanhada da Diretora do Colégio Evelyn Luitz e da Professora de Lingua Portuguesa Cecilia Wantroba Filipus. Marcia foi premiada na Categoria Conto, com o Titulo "o Pão nosso de cada dia" sendo que ficou em 1º lugar nessa Categoria. Onde recebeu na cerimônia das mãos do Vice Governador  dois  prêmios, sendo Certificado e Nootebok. Funcionários e Professores parabenizam a aluna que é exemplo de dedicação em seus estudos.




Foto-SEED

Dia Cultural no Colégio Estadual Trajano Gracia
No dia dezenove de novembro do corrente ano, o Colégio Estadual Trajano Grácia – Ens. Fund. e Médio, localizado no Bairro de Engenheiro Gutierrez, realizou o “DIA CULTURAL” com a participação de toda a comunidade escolar.

A programação deste dia teve como tema as ações da Equipe Multidisciplinar que durante o ano trabalhou com os alunos assuntos relacionados à Cultura Afro e Indígena e culminou com a exposição de Máscaras Africanas, Poema e representação concreta do Navio Negreiro, Religiões Afro e Cultura Indígena.


Na ocasião tivemos também exposições de trabalhos realizados com os alunos com temas variados: Experiências Químicas e Físicas, Métodos Contraceptivos, Sala do Terror, Cultura Faxinalense, Projetos de Língua Portuguesa, Prevenção à Dengue e, Aferição de Pressão Arterial e Dosagem Glicêmica pelos estudantes de Auxiliar de Enfermagem do Colégio Estadual João XXIII.

A Direção e Equipe Pedagógica do Colégio Trajano Grácia, agradecem a participação e dedicação de todos os envolvidos nos trabalhos, que fizeram deste dia, um grande sucesso.



Colégio Promove Reunião com os Pais

          No dia 24/10/13 às 19:00 horas o Colégio Estadual Trajano Gracia, promoveu uma reunião, com a Comunidade Escolar, com objetivo de ampliar a participação da comunidade no contexto escolar. Para isso contou com o apoio do  Mestre em Psicologia, José Alexandre de Lucca, Professor do Curso de Psicologia da Unicentro - Campus de Irati - PR. José Alexandre explanou para a comunidade escolar durante duas horas, sobre temas de formação educacional dos alunos e participação dos pais na educação de seus filhos. A participação foi excelente, pois mais de 200 pessoas participaram do evento. Na oportunidade os pais tiveram a possibilidade de conversar com os professores de seus filhos e tirar duvidas em relação a aprendizagem. Após, todos os pais presentes, retiraram os boletins de seus filhos. Ao final foram sorteados brindes para os pais arrecadados e doados pela APMF, Grêmio Estudantil e Direção do Colégio.




Alunos do Colégio Trajano Gracia são Aprovados
O Colégio Estadual Trajano Gracia, parabeniza os alunos aprovados em vestibulares e processos seletivos de Instituições importantes do Estado do Paraná.

Bianca Gans Lovato - Letras (UEPG) 1º Lugar          

Letras ( UNICENTRO) 2º Lugar

Márcia Gabriela P.Valenga - Engenharia Química ( UTFPR )

Química Tecnologia ( UEPG )

Química ( UNICENTRO )

Angelo Gabriel Klossowski - Desenvolvimento e  Análise de sistemas ( FACULDADE GUAIRACÁ )

Aline das Graças Soares - Fisioterapia ( FACULDADE GUAIRACÁ )

Cassiane de Oliveira - Gastronomia ( FACULDADE GUAIRACÁ)

Débora Cristina G. de Ramos - Nutrição ( UNIGUAÇU )

Jaíne Pereira - Fisioterapia ( FACULDADE GUAIRACÁ )

Mariana Martins - Fisioterapia ( FACULDADE GUAIRACÁ )



Ainda parabenizamos as duas Educandas do  9º Ano, que conseguiram a aprovação no processo seletivo do IFPR, Campus de Irati, para o Curso Técnico em Informática Integrado.

Eduarda Pereira da Luz

Janaina Ribeiro



PARABÉNS Á TODOS.
Colégio Estadual Apoia a Campanha Outubro Rosa
Diversas atividades foram promovidas pelo Colégio Estadual Trajano Gracia, como confecção de Banner e painéis sobre a campanha do Outubro Rosa. Essa campanha busca a conscientização das mulheres na prevenção do Câncer de Mama.




Secretário de Educação Visita Colégio
O Vice-Governador e Secretário de Educação do Estado do Paraná, esteve no dia 15/08/13, visitando as dependências do Colégio Estadual Trajano Gracia, na oportunidade a Diretora Evelyn Luitz, reforçou o pedido de ampliação do Colégio, visto que o mesmo pedido se encontra protocolado à vários anos na SEED. Na oportunidade Arns reafirmou o compromisso e pediu à sua equipe para priorizar o atendimento a essa demanda da Comunidade Escolar do Colégio.


Semana Pedagógica traz discussões sobre Educação no Campo e Educação para a Paz
           Nos dias 25 e 26 de Julho, Professores e Funcionários participaram da Semana Pedagógica com dois temas importantes para a  Formação dos Educandos do Colégio Estadual Trajano Gracia. No Primeiro dia Virginia Ostroski, (Pedagoga) explanou sobre a importância de trabahar sempre um cultura de Paz na Escola, com alguns Principios, como:

a) O cultivo de Valores.

b) Aprender a viver com os demais.

c) Facilitar vivências de Paz

d) Educar na resolução de Conflitos

e) Desenvolver o pensamento Crítico

f)  Combater a violência  nos meios de Comunicação

g)Educar para a Tolerância e a Diversidade

h)Educar para o diálogo e a Argumentação Racional

Durante o dia todo funcionários e Professores discutiram esses temas, onde todos avaliaram como muito proveitosa a palestra. Já no dia 26, as discussões foram sobre  os Subsídios Educacionais e Motivacionais para a Prática pedagógica, com uma discussão sobre  desafios e avanços na pratica pedagógica da Escola com as Pedagogas Lilian Zaenidin e Noeli Fllus. Após o almoço  o tema debatido foi Educação no Campo, sendo que o Colégio Trajano Gracia, possui cerca de 40% de Educandos oriundos do campo ou em atividades relacionadas diretamente ao campo.

"Precisamos incluir no Currículo Escolar, temas que contemple essa diversidade de sujeitos que são Agricultores familiares, Camponeses, Bóias frias, Assalariados Rurais, Chacareiros e Faxinalenses, valorizando os fatores culturais e o trabalho dessa população do Campo" destacou, Antonio Michel Kuller Meira, Pós Graduado em Educação no Campo pela UFPR, Campus Litoral.
Colégio Realiza Gincana de Matemática em parceria com a UNICENTRO
               No dia 26/04/2013, aconteceu nas dependências do Colégio Estadual Trajano Gracia, uma Gincana de Matemática, onde os alunos participaram de várias provas, onde respondiam questões de matemática correspondente a cada ano de ensino.

As atividades foram promovidas pelos Professores da UNICENTRO e alunos bolsistas do PIBID do Curso de Matemática, onde durante cerca de uma hora e meia, os alunos montaram quebra cabeças, jogaram no passa ou repassa, corrida de saco, etc. Essa atividade  é muito importante, pois através de brincadeiras os alunos conseguiram aprender e testar seus conhecimentos sobre matemática.

"A Escola sempre esta de portas abertas para atividades diferenciadas, principalmente em parceria com cursos da UNICENTRO", destacou a Diretora Evelyn Luitz.






ALUNOS SÃO SELECIONADOS PARA BOLSAS DE PESQUISA
Três estudantes do Colégio Estadual Trajano Gracia, foram selecionados no processo de concessão de Bolsas de Iniciação Cíentifica Junior, da UNICENTRO, Campus de Irati.

As Estudantes são as seguintes:

Ellis Taiane de Souza, desenvolverá atividades de pesquisa no projeto: Preservação ambiental e renda: contribuição do ICMS ecológico ao orçamento de Irati.

Isadora Pereira da Luz, desenvolverá atividades de pesquisa no projeto: Relações de gênero e processos subjetivos no contemporâneo.

Jéssica Aparecida Machado, desenvolverá atividades de pesquisa no projeto: Sociologia e Direitos Humanos.

Todos os alunos receberão orientação dos Professores Coordenadores dos projetos da UNICENTRO, para desenvolver suas atividades e ainda receberão uma bolsa de auxilio.
ALUNOS DO COLÉGIO SÃO APROVADOS
O  Colégio Estadual Trajano Gracia, parabeniza os alunos aprovados em Vestibulares.

- DANIEL MANDIC RUZZA - Agronomia - Universidade Federal do Paraná e PUC.

-
TAILISE GIRARDI RIBAS - Biomedicina - Uniguaçu / BOLSA CONSEGUIDA ATRAVÉS DO ENEM.



Ainda  FELIPE ANDRÉ DOS SANTOS- Formou-se em Direito - Universidade UNINORTE/ Londrina foi aprovado no Enem, ganhando Bolsa. "PARABÉNS VOCÊ É UM VENCEDOR".

LARISSA OLIVEIRA CALDAS - TÉCNICO EM AGROECOLOGIA - IFPR/ IRATI



PARABÉNS À TODOS.
Colégio Promove Atividades em Comemoração ao dia da Criança



No dia 05 de outubro de 2012, o Colégio Estadual Trajano Gracia promoveu almoço em comemoração ao dia da Criança, onde às 10:30 horas, teve inicio com um culto em ação de graças e após o almoço, tendo como local o salão de festas da capela Cristo Rei. Durante toda a tarde tivemos várias atividades físicas e recreativas orientadas por acadêmicos do Curso de Educação Física da UNICENTRO


.















Alunos participam de Atividades do SESI
Os alunos do 8º e 9 ano do Colégio Estadual Trajano Gracia, participaram no dia 27/09/12 das oficinas dos cursos ofertados pelo SENAI, nas quais foram apresentados aos participantes projetos e pesquisa desenvolvidas sobre diversos assuntos, tais como:Educação Nutricional, Projetos Industriais, Maçonaria, Experiências Químicas, Projetos eletrônicos,etc. Durante a visita os alunos conheceram as dependências do SESI, bem como a quadra de esportes, Laboratórios e demais dependências da Instituição, finalizando com um lanche de confraternização para todos os participantes.
Alunos Visitam Faculdade Campo Real e Feira de Profissões
Os Alunos do 3º ano A, do Colégio Estadual Trajano Gracia estiveram visitando a Feira de profissões da Faculdade Campo Real de Guarapuava, onde no dia 20/09/12 os alunos conheceram um pouco dos cursos da Administração, Direito, Engenharia Agronômica e Produção, Nutrição e Publicidade e Propaganda. Neste dia visitaram a amostra dos cursos e participaram de palestra sobre Direito e primeiro emprego, nas dependências do Ginásio Municipal de Irati. Ainda no dia 02/10/12 os alunos do 3º Ano A visitaram a sede da instituição em Guarapuava, com autorização dos pais e responsáveis e com acompanhamento de funcionários do Colégio. Durante essas duas visitas os alunos conheceram os cursos, laboratórios, Palestras e apresentações sobre financiamento estudantil - FIES e PROUNI do governo Federal. Professores da Campo Real, relataram que os cursos ofertados pelo PROUNI, muitas vezes não possuem as vagas todas fechadas, para isso importante os educandos fazerem o ENEM, para ter mais essa possibilidade de continuação dos estudos através do curso superior.
COLÉGIO ESTADUAL TRAJANO GRACIA TRAZ PROMOTOR PARA CONVERSA
            Na manhã do dia 15/08/2012, nas dependências do Colégio Estadual Trajano Gracia, esteve presente o Promotor de justiça Dr.Caio Bérgamo Marques da Silva, para uma conversa e esclarecimento sobre o Voto Consciente, com as turmas do ensino médio. Durante aproximadamente duas horas, o promotor explanou sobre a importância do voto consciente, expondo as diversas formas de compra de votos e suas consequências, visto que o candidato se eleito, perde o comprometimento com a população.

O Promotor afirmou que a ação faz parte de um projeto que visa difundir a importância do voto consciente, como meio eficaz da participação do cidadão dentro de ações dos governos: Municipal, Estadual e Federal. O Promotor Dr.Caio ainda explicou que através da representatividade dos Políticos eleitos é que a população participa de ações executivas, visando a melhoria da sociedade. Através de vários exemplos pessoais, incentivou os alunos a lutarem por uma sociedade melhor e justa. O projeto conta com parceria da Promotoria Pública, UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e Associação dos Alcoólicos Anônimos, que também estiveram presentes, divulgando as atividades dessas importantes organizações Iratienses.
ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 8o ANO EM HOMENAGEM DA POETIZA PARANAENSE HELENA KOLODY SOBRE ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR JOSÉ AUGUSTO SCHUBALSKI
       Conforme conteúdos previstos no Plano de Trabalho Docente, na disciplina de Língua Portuguesa, que prevê a abordagem aos gêneros textuais, especificamente a composição textual biográfica, os alunos do 8o ano do turno vespertino do Colégio Estadual Trajano Grácia, embasados e fundamentados teoricamente, colocam em prática seus conhecimentos através da leitura, pesquisa e produção de materiais, em homenagem ao centenário de nascimento da poetiza paranaense Helena Kolody.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito